terça-feira, 30 de março de 2004

outros… lugares efémeros... bem mais eternos


Sandro Botticelli, O Nascimento de Vénus, detalhe, 1485,
Têmpera sobre Tela, 172,5 x 278,5 cm, Galeria dos Uffizi, Florença


O fecundo regato, surgido de límpida fonte,
Envolve, em todo o redor, o fértil espaço.
A terra de Vénus, a verdade que se diga, é
Lugar efémero de alegria e encanto:
Toda solteira ou casada lá nascida,
É, pelo mundo afora, sem graça igual:
E Vénus deseja, até soar sua derradeira hora,
Que o Amor aqueça seus seios, jovens e velhos.


Ludovico Ariosto (1474 - 1533), ORLANDO FURIOSO, Canto CXXXIX


L. Ariosto (Reggio Emilia, 1474 - Ferrara, 1533), poeta italiano, “desde a sua primeira edição, em 1516, esta obra-prima da poesia italiana tornou-se a preferida tanto de famosos, como Cervantes, Galileu e Voltaire, quanto de gente anónima”. “Surpreende-nos com a lucidez do olhar que descobre, com um sorriso, que razão e loucura são inseparáveis, mesmo em figuras exemplares da tradição medieval. É o caso do guerreiro Orlando que, por amor de Angélica, bela princesa oriental, deixa o exército cristão de Carlos Magno e começa a busca que o levará à loucura.” Em “cada história confronta um castelo encantado, metáfora da decepção e do desejo. Estes dois aspectos estão ligados entre si - isto é - cada personagem é atraído ao castelo porque pensa encontrar, ali, o que mais deseja, mas engana-se (trai-se pelo desejo), descobrindo que naquele lugar não há nada do que ansiava.” Também “para Ghirardi, em Ariosto a poesia é vista como espaço privilegiado do diálogo entre razão e loucura. (…) Ariosto, diante da emergência das teorizações retóricas, defende a autonomia da criação artística”.

Foi este “poeta italiano quem deu o nome de “Fontana Amorosa” à fonte natural na Península de Akamas, no Chipre, onde Afrodite (ou Vénus) costumava ir beber” e, segundo a lenda, “tomar um gole de água da fonte e, mesmo nos dias de hoje, o amor poderá materializar-se”.

Antonio Vivaldi compôs uma opera, estreada em 1727, considerada sua melhor incursão neste género musical, baseada no poema homónimo, ORLANDO FURIOSO.

Nenhum comentário: