quinta-feira, 10 de junho de 2004

sentidos de vida…

uma vida só faz sentido quando plenamente vivida… o significado da morte, apesar da nossa busca milenar incessante, ainda não o alcançámos… talvez esteja apenas na própria vida…
talvez o sentido da vida esteja apenas ligado à própria vivência da vida. da própria, de cada um, de todos nós, humanidade.
não sei se todos sentem esse sentido de modo consciente, ‘trabalhado’. ser pessoa é difícil. requer demasiado esforço, empenhamento, confronto consigo mesmo. é algo vivenciado num decorrer diário, constante da própria vida. em conflitos parcialmente resolvidos, mas sempre em aberto, sempre questionados, de nós mesmos face a certos valores, a certas atitudes que nos tornam, ou não pessoas. – e é tão fácil alhearmo-nos de nós mesmos!
talvez haja, em vários pontos cruciais da vida, ou num apenas, um 'momento de verdade'. talvez por isso alguns desesperem no confronto com a sua própria morte - ou com a morte dos outros, espelho antecipado da sua -. talvez por isso outros sorriam, não por acabar essa existência finita e efémera, mas pela consciência de que a tornaram em si mesmos, porque em si mesma ela é (foi), uma vivência infinita e eterna.

Nenhum comentário: