quinta-feira, 27 de maio de 2004

criador e criaturas §3

"Que é desenhar?" "É a acção de abrir um caminho através de uma parede de ferro invisível que parece erguer-se entre o que sentimos e o que podemos. Como se deve atravessar essa parede, já que de nada serve bater-lhe com força? Temos de miná-la e atravessá-la com a lima, lentamente, com toda a paciência segundo me parece."

"sim, fiz isto em duas horas, mas trabalhei anos para poder fazê-lo em duas horas"


"espero sempre não trabalhar apenas para mim; creio na necessidade absoluta de uma nova arte da cor, do desenho e da vida artística"

"a pintura promete tornar-se mais subtil, mais musical e menos escultura, promete enfim a cor?"


"Censurar-me-ia se não tentasse fazer quadros de tal modo que eles levassem a reflectir seriamente os que seriamente reflectem sobre a arte e a vida? Queria pintar de tal modo que todas as pessoas que têm olhos compreendessem?"


O meu grande desejo é aprender a fazer tais inexactidões, tais anomalias, tais transposições, tais modificações da realidade que saiam mentiras, sim, se quiserem, mas mais verdadeiras que a verdade literal"


"eu adoro o real, o possível.
Em lugar de procurar exactamente o que tenho diante dos olhos, sirvo-me da cor do modo mais arbitrário para exprimir-me fortemente"



cit por Mário Dionísio in O Drama de Vicent Van Gogh. 1953. Coimbra: separata da revista Vértice, pp. 19, 22, 23, 27, 28, 30

Nenhum comentário: