domingo, 19 de novembro de 2006

Canções

Em ano de comemoração do nascimento de Lopes Graça e assistindo a um desses eventos, fala-se do compositor e do homem. Escuta-se a sua música, erudita, sinfónica, rústica, de raiz popular, composições para um ‘heroísmo’. Do homem, apesar de algum convívio, pouco ficou na memória. As memórias da infância são sempre autênticas. Cruas. Despem os outros das suas roupagens inessenciais ou artificiais. Ainda mais quando se é apenas, ou quase permanentemente, observador.
Da música do Graça, as canções. Heróicas. Cantadas. Sem querer e por inevitabilidade comparo-as, ou melhor, chamo instintivamente à colação, as de Luís Cília. (que é feito deste músico?). Compositores de poetas. E no assunto de gosto, nem sempre a ‘razão’ condiz com a ‘emoção’. Nem sempre a sofisticação é preferível à simplicidade (de desafectação). Talvez sonoramente mais próximo das palavras; os sons da música servem os da palavra, não o inverso ao pretender a erudição.
As canções cantadas na infância, ouvidas, entoadas em pequenos ‘coros’ familiares. Que concorriam com as marcadamente populares infantis: que linda falua, o meu menino é de oiro, no alto da montanha. E a propósito desta última quase nem quis acreditar quando há uns meses me relembraram que a cantei a solo num palco da Gulbenkian quando era criança. Ido ao baú das memórias, depois de me dizerem, desenterrei uma tão vaga ideia, tão ténue lembrança… no lado esquerdo do palco, a cantar… agora penso, como é que eu não sumi pelo palco abaixo?! será que desafinei um pouco menos do que agora? pois só canto quando a música é mais alta que a minha própria voz. Gostava tanto que houve um registo mais nítido…
Adiante. São aquelas as verdadeiras músicas dos meus inícios. Das canções mais ou menos interditas. Das canções de um futuro: Acordai! Mãe pobre. Ronda. Adeus trigo. Jornada.
São, para mim, canções de sempre. Que envolvem uma emoção muito especial. Canções cantadas, poema-música, com, e para, vozes ‘humanas’.
para quem as saiba ouvir... para quem as saiba cantar...

Nenhum comentário: